sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Plano e Aula e Relatório de Observação

PLANO DE AULA
Data: 08/12/2010
Projeto Consciência Negra
1.       CARACTERÍSTICA

Projeto Interdisciplinar, envolvendo História, Língua Portuguesa, Geografia e Artes.

2.       OBJETIVO GRAL

Desenvolver o Projeto consciência Negra utilizando os recursos do PC Classemate.

3.       CONTEÚDO

O foco é a educação voltada para a importância do negro na constituição  e identidade da nação brasileira, o respeito a diversidade humana e abominação do racismo e do preconceito, buscar nossas próprias raízes a herança biologia e/ou cultural trazida pela influência africana.

4.       PÚBLICO ALVO

Alunos do 2º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos.

5.       OBJETIVOS ESPECÍFICOS

. Valorizar a cultura negra e seus afro-descendentes e afro-brasileiros na escola e na sociedade;
. Entender e valorizar a identidade da criança negra;
. Redescobrir a cultura negra, embranquecida pelo tempo;
. Desmitificar o preconceito relativo aos costumes religiosos provindos da cultura afro-brasileira.

6.       DESENVOLVIMENTO/ESTRATÉGIAS

.  A professora contará uma história do: A Cor da Vida da autora Semíramis Paterno;
.  Trabalhar as diferenças raciais (Consciência Negra);
.  Produzir texto coletivo a partir da utilização do Livro: A Cor da Vida da autora Semíramis Paterno, no qual não possui texto somente imagens;
.  O aluno deverá digitar o texto produzido no editor de Texto Kword utilizando o PC Classemate;
.  Cada aluno irá produzir os desenhos referente ao texto produzido no Tux Point no PC Classemete;
02.

7.       CONCLUSÃO

 Durante as atividades e utilização do PC Classemate haverá sempre a orientação do professor, os alunos deverão organizar os conhecimentos adquiridos, fazendo registros de suas atividades com textos e desenhos.

8.       AVALIAÇÃO
 Será feita com a observação do professor regente e os componentes do grupo do curso do Projeto UCA (Um Computador por Aluno) pela participação dos alunos nas atividades em Sala de Aula.


Grupo: Grupo do Projeto UCA

Angela do Socorro Calandrine
Dalva Duarte de Araújo
Florisvaldo Fernandes da Silva
Ione Cortes do Prado















RELATÓRIO DE OBSERVAÇÃO
Data: 08/12/2010
Projeto: Consciência Negra
                Para desenvolver o Projeto Consciência Negra previsto na Proposta Pedagógica da Instituição Educacional, para o ano letivo de 2010, no 2º Ano do Ensino Fundamental de 9 anos, a Professora Ângela do Socorro Calandrine, explicou como iríamos trabalhar com os alunos utilizando do PC Classemate em sala de aula.
                De acordo com o nosso Plano de Aula elaborado para desenvolver o Projeto a Professora regente, contou uma história com o título: A Cor da Vida da autora Semíramis Paterno, no qual o livro não possui texto somente imagens, ela apenas contou a história para nortear os trabalhos os quais os alunos deveriam desenvolver um texto coletivo e digitar o texto produzido no Kword utilizando o PC Classemate. Ao ouvir as explicações era visível a ansiedade dos alunos em utilizar dos laptops.
                Com o auxílio da professora e do grupo do Curso do Projeto – UCA, os alunos deram início à digitação, claro que houve dificuldade, pois era a primeira experiência em sala de aula. Mas eles aprendem rápido, inovação é sempre recebida com entusiasmo, tendo em vista, que cada um estava com um computador. As expectativas são boas e válidas, pois também estamos engatinhando no processo de aprendizagem de novas tecnologias.
                Em seguida eles foram orientados que após a digitação do texto produzido os alunos deveriam produzir desenhos referentes ao texto no Tux Point no PC Classemate, nessa atividade eles se saíram melhores e com maior aproveitamento.
                Durante as atividades com a utilização do PC Classemate houve sempre a orientação da professora, para que todos os alunos pudessem organizar os conhecimentos adquiridos, fazendo registro de suas atividades com textos e desenhos.
                A avaliação da observação foi satisfatória tanto por parte da professora o dos componentes do grupo que se encontram fora de regência de classe e que fazem parte do grupo do Projeto UCA – Um Computador por aluno, pela participação dos alunos nas atividades propostas em sala de aula.
                Encaminhamos junto ao Relatório de Observação as fotos como complemento  de nossas atividades.
Grupo do Projeto UCA:                Ângela do Socorro Calandrine
                                           Dalva Duarte de Araújo
                                           Florisvaldo Fernandes da Silva
                                           Ione Cortes do Prado






















Um comentário:

  1. Olá Ângela, Dalva, Florisvaldo e Ione (Regina ao fundo também =) ),

    Belíssimo o trabalho de vocês, tanto pelo planejamento quanto pela relevância do tema e execução!

    Achamos muito interessante a forma como vocês exploraram o computador, que pelo visto foi muito bem aceito pelos alunos.

    Nota 10 para vocês! ;)

    Gostaríamos de saber mais sobre essa estória.

    Abs, Brenda e Fred

    ResponderExcluir