terça-feira, 7 de dezembro de 2010

aula 4ª serie 5º ano

1. Identificação:
Escola Classe 01 do Guará
Turma de aplicação: 5º ano 'A' – (4ª série)
Professora: Helen Rodrigues Abreu e Patricia Guimarães Soares
Participação: Ana Spindola de Jesus e Maria Alves Dorfírio
2. Cronograma : 4 aulas
Leitura no livro didático de Geografia sobre tipos de relevo no Brasil e a influência deles na vegetação, clima e hidrografia ;
Atividades de fixação propostas no livro;
Pesquisa no google dos principais tipos de relevo do Brasil para visualizar através de imagens o relevo predominante na região Centro-Oeste e em outros lugares de acordo com o interesse de cada um;
Depois da pesquisa o aluno faz um resumo no caderno sobre: planície, planalto e depressão . Digita o texto , utilizando o Kword.
Jogos relacionados ao assunto estudado no site educativo Aprender é sempre bom e legal seleciona Geografia – digita no campo de pesquisa: relevo. O aluno primeiro faz a atividade proposta pelo professor e depois escolhe entre os vários jogos com quais pretende trabalhar.

3. Comentários sobre a aplicação da aula.
* Pontos negativos:
- demora para o UCA carregar o sistema operacional;
- problemas para acessar a internet, solucionada com a ajuda da coordenadora da escola e da coordenadora do laboratório de informática;
- agitação dos alunos que não conseguiam acessar a internet;
- pouco tempo depois de acessar os sites educativos alguns alunos ficam pedindo para acessar outros sites, não educativos, causando um pouco de tumulto, o que deixa parte da turma dispersa (com certeza será contornado com o hábito de utilizar o computador como instrumento complementar na sala de aula) .

* Pontos positivos:
- euforia da turma para usar o UCA;
- colaboração dos próprios alunos com os colegas que tinham mais dificuldade para entender
os comandos dados;
- participação da maior parte da turma no site educativo sem reclamar;
- ajuda do corpo docente da escola e participação dos servidores;
- enriquecimento da aula dada através da visualização de paisagens e conhecimentos que
provavelmente não teriam se não fosse através da internet;
- troca de informações entre os alunos, um incentivando o outro a participar dos jogos e dos novos conhecimentos que estão adquirindo nas pesquisas realizadas no UCA, trocando sites e endereços que pesquisados;
- percebemos também que esse instrumento facilita a fixação do conteúdo e aumenta o
interesse dos alunos pela matéria.

Um comentário:

  1. Olá Ana, Maria, Helen e Patricia,

    Parabenizamos vocês pelo empenho nessa primeira tarefa com o uquinha em sala. Apesar dos contratempos tecnológicos e da ansiedade dos alunos, parece que os pontos positivos superaram os negativos, não é mesmo? Achamos interessante o envolvimento de vários segmentos da escola na resolução de problemas e esperamos que essa primeira experiência tenha sido motivadora para que o uquinha passe a fazer parte do cotidiano escolar num futuro próximo! Parabéns!

    Brenda e Fred

    ResponderExcluir