segunda-feira, 13 de dezembro de 2010

Planejamento de Aula - Classmate

Escola classe 10 de Sobradinho – Distrito Federal
Aurélia Maria Peixoto
Turma: 1º ano B
Planejamento de aula
Este planejamento foi elaborado em conjunto com os professores, coordenador e direção da Escola Classe 10 de Sobradinho.

PLANO DE AULA
ÁREAS DO CONHECIMENTO: Informática
CONTEÚDO/ASSUNTO: Introdução à informática – uso do net book
OBJETIVOS:
 Manusear o net book
 Aprender a manusear o touch pad
 Conhecer o teclado e suas funções

PROCEDIMENTOS

  Organização da sala de modo a facilitar a utilização do net book.
Apresentação e entrega do computador aos alunos explicando sobre sua utilização na escola e a importância dele para sua aprendizagem.
 Demonstração de como abrir e ligar.
 Escrita no quadro dos passos que deveram seguir nas atividades a serem realizadas (3º anos e 3º séries).
      Orientação a cada aluno com assistência do professor regente e demais profissionais disponíveis: coordenador, supervisores - pedagógico e administrativo, secretária, diretor e vice-diretor.

ATIVIDADES*
Atividades para alunos de 1º e 2º anos
     Acessar no metasys-> aplicativos -> jogos -> jogos para crianças (Ktuberling)
     Selecionar o jogo do “Homem Batata”: colocar, mover e remover objeto criando vários rostos para o Homem Batata.
     Acessar no metasys-> aplicativos -> edusyst -> ferramentas de aprendizagem -> digitação para crianças
    Selecionar o jogo “Cascata de peixes” -> modo fácil -> alfabeto: clicar nas letras que aparecem nos peixes para que todos eles  sejam comidos pelo Tux.

Atividades para alunos de 3º anos e 3ª séries
    Acessar no metasys-> aplicativos -> jogos -> jogos para crianças (Ktuberling)
    Selecionar o jogo do “Homem Batata”: colocar, mover e remover objeto criando vários rostos para o Homem Batata.
   Acessar no metasys-> aplicativos -> edusyst -> ferramentas de aprendizagem -> digitação para crianças
   Selecionar o jogo “Cascata de peixes” -> modo fácil  e médio-> alfabeto: clicar nas letras que aparecem nos peixes para que todos eles  sejam comidos pelo Tux.
   Selecionar o jogo “Destruidor de Cometas -> Cadete espacial -> alfabeto: clicar nas letras do alfabeto que aparecem nos cometas.

AVALIAÇÃO
    A avaliação será feita através do relato do professor sobre como foi a aplicação da aula, baseando-se no relato dos próprios alunos.
RECURSOS
   Net book
   Quadro branco
* As atividades foram planejadas de modo a atender toda a escola, aumentado o grau de dificuldade de acordo com a série e o ano.

Relato de experiência do CLASSMATE em sala de aula.
    Como ponto negativo devo dizer que achei difícil atender todos os alunos, eles nem sempre tinham paciência de esperar e foi meio tumultuado.
    Já o ponto positivo foi o interesse demonstrado pelos akunos. Eles adoraram. E o planejamento ter sido coletivo, assim quem tem maior facilidade auxilia os outros.


PS - ESTOU COM SENHA OU USUÁRIO INVÁLIDO, POR ISSO, ESTOU MANDANDO AQUI

Um comentário:

  1. Olá Aurélia,

    A dificuldade com o manejo da turma é algo recorrente nos relatos das experiências. Cremos, contudo, que essa dificuldade é minimizada à medida que os alunos e professores se apropriam da tecnologia e se acostumam à essa nova dinâmica em sala.

    Parabéns pela sua iniciativa de colocar os computadores em sala. Esperamos que se sinta motivada a levar essa experiência adiante ;)

    Abs, Brenda e Fred

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