quinta-feira, 4 de novembro de 2010

PSICOMOTRICIDADE

PLANO DE AULA

TEMA: PSICOMOTRICIDADE

I. JUSTIFICATIVA:
           
A psicomotricidade é o estudo do homem através de seu corpo em movimento nas relações com seu mundo externo e interno.
Pensando no aluno em formação se faz necessário desenvolver um projeto de psicomotricidade e com ele sanar algumas dificuldades que os alunos apresentam em sala de aula.
CLIENTELA: Alunos do 1º ano da Escola Classe 10 de Sobradinho – DF.

II. OBJETIVOS:

* Perceber a importância da psicomotricidade para o desenvolvimento global da criança;

* Desenvolver nos alunos os elementos psicomotores como: esquema corporal, lateralidade, orientação temporal, equilíbrio e ritmo.
III. DESENVOLVIMENTO:
            As atividades serão desenvolvidas através de exercícios e dinâmicas de grupos.
Sugestões de atividades:
* Esquema corporal
   ** montagem de quebra-cabeça
   ** confecção de bonecos de massa
   ** montar figura humana com formas geométricas
   ** recortar gravuras de pessoas em pedaços grandes, montar quebra-cabeça
   ** andar: livremente batendo palmas; para frente e para trás; na ponta dos pés; com objeto na cabeça; com balão ou bola entre as coxas, pernas e pés; seguindo ritmos diferentes palmas, coquinhos, pés;
    ** correr: com as na cintura e na cabeça, sobre uma linha no chão, desviando de obstáculos, tentando pisar na sombra do colega, para frente, levantando o joelho alternadamente.
   ** saltar: no mesmo lugar com os dois pés juntos, pular corda, pular amarelinha, de arco em arco.
  ** marchar: marcar passos no local batendo forte um dos pés; de forma rápida de acordo com o som; em dupla, trio, lado a lado de acordo com o ritmo.
  ** lançar e pegar: jogar a bola no chão e tornar a pegá-la; jogar a bola no chão e rebatê-la; lançar bolas para derrubar garrafas vazias; em círculos, jogar a bola uns para os outros;
  ** lateralidade: ficar dentro de um retângulo, dar um passo para a direita e outro a esquerda. Em círculo, todos sentados rolar uma bola para a direita e para a esquerda. Em pé, levantar o braço direito, depois o esquerdo, o joelho direito e depois o esquerdo, fechar a mão direita e depois à esquerda, piscar o olho direito e depois o esquerdo.
  ** ritmo: imitar a marcha de animais (elefante, cachorro coelho); acompanhar com palmas o ritmo das batidas de um tambor; dar um pulo e bater duas palmas.







                       
IV. AVALIAÇÃO:
            A avaliação será feita no decorrer do semestre, partindo da observação do professor em relação ao desempenho do aluno.

DADOS
PROFESSORAS:
ANA CRISTINA ARAÚJO DO NASCIMENTO e MARIA DA CONCEIÇÃO GERALDO COSME.
ESCOLA CLASSE 10 DE SOBRADINHO – DISTRITO FEDERAL


4 comentários:

  1. Gostei muito desta atividade. Acho que pode ser aplicada também nos anos seguintes aumentando o grau de dificuldade.Valeu garotas, vocês são ótimas.
    Dag

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  2. Olá meninas, também gostei bastante. Será que podemos pensar em alguma forma de incluir a utilização dos computadores para contribuir com alguns desses propósitos?

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  3. Sugirimos sejam feitas, também atividades com jogos que trabalhem os conceitos de lateralidade no uquinha. criançada vai adorar.
    Ivenice, Ana Moitinho e Valéria Heringer

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  4. Deixaremos algumas sugestões para trabalhar a psicomotricidade no classmate:

    SUGESTÃO I

    PASSOS:

    1º) LIGAR O LAPTOP;
    2º) CLICAR EM METASYS;
    3º) CLICAR EM APLICATIVOS;
    4º) CLICAR EM EDUSYST;
    5º) CLICAR EM ARTE E MÚSICA;
    6º) CLICAR EM PINTURA DIGITAL ONDE ABRIRÁ O TUX PAINT COM AS OPÇÕES DE FERRAMENTAS E PINCÉIS.
    7º) O ALUNO ESCOLHERÁ O PINCEL E A SEGUIR EXECUTARÁ DESENHOS LIVRES, ESCRITA DO ALFABETO, ESCRITA DO PRÉ NOME.
    8º) O ALUNO PODERÁ USAR SUA CRIATIVIDADE E IMAGINAÇÃO PARA EXECUTAR OUTRAS ATIVIDADES.

    SUGESTÃO II

    PASSOS

    1º) LIGAR O LAPTOP;
    2º) CLICAR EM METASYS;
    3º) CLICAR EM APLICATIVOS;
    4º) CLICAR EM EDUSYST;
    5º) CLICAR EM FERRAMENTA DE APRENDIZAGEM;
    6º) CLICAR EM DIGITAÇÃO PARA CRIANÇA;
    7º) CLICAR EM CASCATA DE PEIXES;
    8º) CLICAR EM NÍVEL FÁCIL;
    9º) CLICAR EM ALFABETO;

    AS LETRAS COMEÇARÃO CAIR E O ALUNO DEVERÁ CLICAR NA TECLA IDENTICA A LETRA QUE ESTÁ CAINDO.

    PROFESSORAS: ANA CRISTINA ARAUJO DO NASCIMENTO e MARIA DA CONCEIÇÃO GERALDO COSME

    ESCOLA CLASSE 10 DE SOBRADINHO - DF

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