segunda-feira, 8 de novembro de 2010

TEMA: Preservação Animal e do Meio Ambiente

GRUPO 4 - GUARÁ
     Angela Calandrine                            
     Dalva Duarte de Araújo                   
     Florisvaldo Fernandes da Silva       
     Maria Guida M.Mendes


PLANO DE AULA I
PLANO DE AULA I
TEMA: Preservação Animal e do Meio Ambiente
Público Alvo:
Alunos de 4ª série / 5º ano do Ensino Fundamental
Objetivos:
Compreender a organização funcional do Zoológico de Brasília;
Preservar os recursos naturais da fauna e flora, possibilitando umdesenvolvimento e interação social;
Consolidar conceitos de preservação ambiental dentro e fora da escola;
Despertar o interesse dos alunos e relacionar os diferentes tipos de  animais para preservação da natureza em seu habitat natural;
Associar reciclagem à questão ambiental evitando a extinção das espécies animais.
Conteúdo:
Preservação da fauna.
Projeto elaborado com objetivo de trabalhar as disciplinas de Português, Ciências, Geografia e Artes com produção de texto, pesquisas, debates.
Procedimentos Metodológicos/Atividades:
No PC Classemate, acessar o site http://www.zoo.df.gov.br/ e fazer a pesquisa sobre o Zoológico de Brasília: localização, legalização, manutenção, área, perímetro e atividades em defesa do parque.
No site http://www.youtube/ - Passeio no Zoológico de Brasília, identificar as espécies animais que mais chama a atenção do aluno.
Abrir o Kword e digitar todas as informações pesquisadas e salvar o arquivo com o nome de: Preservação das Espécies Animais. Dar ênfase a animais típicos do cerrado - Região Centro-oeste.
No Tux Paint selecionar figuras de animais disponíveis que o aluno tenha visto no zoológico. Utilizar os comandos ctrl+c (copiar) e ctrl+v (colar) anexando ao texto digitado no Kword, formando um livro de abecedário dos animais.
Utilizando o Kword os alunos deverão elaborar uma carta solicitando à Administração uma visita ao Zoológico de Brasília.
Elaborar um vídeo das espécies animais que mais chama a atenção do aluno utilizando o programa WxCam seguindo os seguintes comandos: Clicar no botão INICIAR GRAVAÇÃO, utilizando Aplicativos - EduSyst - Arte Música -Tux Paint
Recursos Didáticos:
Fonte de pesquisa: sites da web, utilização dos programas Kword e Tux  Paint.
Avaliação:
Contínua. Será realizada através de registros digitados no PC Classmate enviados para o e-mail do professor. A avaliação será feita também, de acordo  com o desenvolvimento, participação do aluno nas atividades propostas e  coerência das respostas do relatório de visitas aos sites, culminando o  fechamento deste tema com a exposição na Feira de Ciência, Arte e Cultura  realizada na Instituição Educacional.
Referências:
http://www.youtube/- Passeio no Zoológico de Brasília
http://www.zoo.df.gov.br/

Nenhum comentário:

Postar um comentário