terça-feira, 2 de novembro de 2010

PROJETO DIA DO ÍNDIO

Introdução
Segundo os objetivos propostos nos PCN’S o presente projeto visa conhecer e valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro, bem como aspectos socioculturais de outros povos e nações indígenas, posicionando-se contra qualquer discriminação baseada em diferenças culturais, de classe social, de crenças, de sexo, de etnia ou outras características individuais e sociais.


Objetivos
    Conhecer e refletir sobre a história dos índios;
    Conhecer, analisar e debater os hábitos e costumes indígenas;
    Conhecer, analisar e debater a influência indígena em nossa vida;
    Aprender a respeitar os índios com a finalidade de construir a cidadania numa sociedade pluriétnica e pluricultural;
 Socializar o uso do computador UCA e da Internet;
A partir do tema gerador desenvolver atividades nas diferentes Áreas de Estudo.
PLANEJAMENTO

        Propostas de Atividades que trabalharão os temas transversais: Ética, Saúde, Meio Ambiente, Pluralidade Cultural e Cidadania.


Sensibilização

  • Propor aos alunos que pesquisem e levem para sala de aula recortes de fotos de pessoas que possam parecer descendentes indígenas. Com todas as fotos em mãos, o professor em círculo analisará juntamente com os alunos cada foto. Procurando incentivar para que todos dêem sua opinião. Em um segundo momento listar em um cartaz os conhecimentos que os alunos já tem sobre o assunto (Conhecimentos Prévios).
  •   Provocar os alunos a se expressarem, fazer indagações e ir registrando em um cartaz. Logo em seguida, em um outro cartaz, listar as dúvidas provisórias dos alunos, ou seja, perguntar o que desejam saber sobre o tema e ainda não sabem, novamente provocar os alunos a fim de lançarem suas dúvidas. Por último, propor que os alunos ilustrem os cartazes com fotos e desenhos.
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    Propostas de Atividades de Integração das Áreas de Estudo

    GEOGRAFIA

    •  Localizar em Mapa ou Globo Terrestre pontos do território nacional onde ainda vivem tribos indígenas. 
    • Com o auxilio dos computadores do UCA realizar uma pesquisa sobre as principais tribos indígenas existentes no Brasil (http://www.arara.fr/BBTRIBOS.html);
    •    Comparar o modo de vida dos índios de outras regiões com o modo de vida dos índios que ainda habitam a floresta amazônica.

    HISTÓRIA

    • Reconhecer os modos de vida dos índios, sua cultura, sua alimentação, formas de trabalho e sobrevivência; 
    • Pesquisa na internet sobre as escolas indígenas. Diferenças entre as escolas indígenas e as escolas tradicionais (http://noticias.uol.com.br/educacao/ultnot/ult105u5194.jhtm);
    • Refletir e opinar sobre o papel do índio na formação da nação brasileira.

    LÍNGUA PORTUGUESA

    •  Levantar o vocabulário usado pelos indígenas e descobrir seus significados;
    • Produzir, utilizando diferentes formas de expressão, textos individuais e coletivos sobre os debates e as reflexões do assunto; 
    • Orientar os alunos para elaborarem pequenos textos sobre cada descoberta realizada;
    • Digitação dos textos elaborados, reestruturando-os e fazendo as correções ortográficas;
    • Ler histórias originalmente indígenas ou que tratem do indígena e seus valores; 
    • Organizar um dicionário ilustrado com as palavras indígenas.

    ARTES
      
    •  Observar manifestações de arte da cestaria, da cerâmica, da plumaria e de outros objetos de cerdas vegetais e cordas, realizados pelos índios de hoje e de antigamente;
    • Pesquisar na internet as diferentes manifestações artísticas dos povos indígenas;Observar ilustrações de artistas do tempo do Brasil – Colônia que retrataram o indígena e suas manifestações culturais (http://www.pontosolidario.org.br/cestarias.htm);
    • Vivenciar através de músicas sobre o tema um pouco da cultura indígena – cantando e dramatizando; 
    • Vivenciar através de atividades artísticas manuais e plásticas um pouco da cultura indígena, criando objetos e instrumentos musicais.

    Formulação de Problemas

    Questionar em classe

    •  Ainda existe preconceito com os índios? 
    • O que as crianças sabem, pensam e acham sobre isso? 
    • O que podem e o querem fazer para ajudar a mudar o quadro dos preconceitos e discriminação? 
    • A culinária indígena é usada na cozinha brasileira? Como? 
    • Ainda são encontrados locais de agrupamentos e reservas indígenas? 
    • Quais são essas tribos? Como vivem? Como se mantêm? Quais os seus atuais costumes? 
    • Quais são as palavras e costumes de origem indígena? 
    • Há influência dos índios na Língua Brasileira? 
    • Há influência dos índios no artesanato? 
    • Há influência dos índios na medicina caseira? E nos adornos pessoais?
     
    CONCLUSÃO

    O estudo de assuntos decorrentes da história e cultura indígena deve ser componentes dos estudos do cotidiano escolar, uma vez que os alunos tornam-se capazes de construir relações ético-sociais e pedagógicos.
    Contudo, o ensino das relações étnico-raciais nas escolas brasileiras é uma medida preventiva fundamental contra o favorecimento da discriminação.
    O referido trabalho vem destacar, no entanto, que as experiências e contribuições históricas dos índios brasileiros têm sido trabalhadas como um mundo à parte da realidade nacional, por este motivo, é fundamental entendê-las enquanto realidade social, produtora da própria historia.

    Dasy Arantes, Nilcéia Duarte, Marta Regina, Cícera e Maria Porfilho (EC 01 Guará)

    Dag, Cristiane e Luzia (Sobradinho)

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