quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PLANO DE AULA: Variação Linguística

Professoras: Aramildes de Sousa Silva
Maria José Rabello Vieira

Os alunos chegam à escola e já fazem uso da linguagem. Eles têm uma gramática natural, um sistema de regras pelo qual constroem seu discurso. É um saber intuitivo, o próprio saber lingüístico ou competência de cada falante.

Plano de Ensino.
Bloco de Conteúdo: Língua Portuguesa.
Conteúdo: Variação Lingüística.
Introdução: Esse projeto foi elaborado com objetivo de trabalhar a Língua Portuguesa envolvendo as disciplinas de Geografia e Artes, com produções de texto na linguagem coloquial dos alunos, produções artísticas através de elaboração de mapas, cujo tema é “A paisagem ao redor da Minha Escola”.
Objetivo: Ensinar os aspectos relevantes da variação lingüística.
Ano: 5º ano.
Tempo estimado: 5 aulas.
Material necessário: Textos escritos, revistas, jornais, livros, Internet, gravuras, fotos, cartolina, tintas, produção de texto, registro de observação, coleta de material, etc.
Desenvolvimento das atividades: Propor aos alunos selecionar, organizar e registrar informações provenientes de diferentes fontes (livros, jornais, revistas, etc.) pesquisadas em bibliotecas (da classe, públicas) ou advindas de depoimentos e pesquisas de campo, levando-os a observar a topologia do bairro, analisando e comparando as características com outras Regiões Administrativas..

1ª Aula:
- Orientar que cada aluno observe o trajeto entre a casa e a escola. Desperte a atenção para o nome das principais ruas e outros pontos de referência (prédios residenciais, comerciais, praças) e outros locais conhecidos. Orientá-los a anotar as observações, escrever um texto descritivo sobre o percurso que os mesmos fazem.
- Distribuir xerografado o poema “O meu bairro” (Ramos, F.) para que o aluno faça uma leitura e descreva oralmente o que leu.

.2ª Aula:
- Distribuir croquis de propaganda e questionar o que é um croqui? Quais são os elementos usados para fazê-lo? Como desenhá-los?
- Confecção de croquis do percurso de casa até a escola.

3ª aula.
- Apresentar o para o aluno o texto do site http://www.achetudoeregiao.com.br/DF/Guara/historia.htm e os mapas (Anexo I e II) sobre a Região Administrativa do Guará.
- Com a ajuda do professor e dos colegas analisem os recursos lingüísticos utilizados na resolução de problemas colocados pelas diversas situações de produção de textos.
- Compartilhar descobertas sobre regularidades que regem a língua sistematizando conhecimentos relativos as variações lingüísticas.
- Promover um debate sobre o texto em estudo.
Os alunos irão reescrever o texto para a língua utilizada no seu cotidiano (linguagem coloquial) (Anexo III).

4ª aula.
- O professor entregará aos alunos Xerox do mapa do Guará para que observem o trajeto de casa para a escola.
- Distribuir fotos aéreas e de satélite da rua da escola e do bairro, explicar que elas são a real localização vista no plano aéreo. Solicitar que a turma identifique o trajeto e os pontos citados nos desenhos.
- Em grupos, após observarem o mapa e fotos, os alunos farão uma produção de texto coletiva, compartilhando descobertas sobre o caminho apresentado.
- Os alunos irão passar as informações obtidas dos textos para outra linguagem, a do desenho.

5ª aula:
- Confecção de painel feito com as produções dos alunos.
- Montar uma exposição com os textos, fotos, croquis e mapas.
- Produção de cartões-postais para troca de correspondência com alunos de outras escolas.

Avaliação: A avaliação se dará coletivamente através da participação, desenvolvimento da produção de textos, da criatividade na confecção de mapas e croquis.
- Perguntar se os pontos de referência mencionados podem ser vistos na foto aérea e na de satélite.
- Comparar com os croquis confeccionados e as fotos, questionando as diferentes representações cartográficas.
- No estande da exposição, explanar oralmente para os visitantes o conteúdo estudado.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SIMM, J.F.S. Ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p.49, 2009.

SIMIELLI, M.E. Primeiros Mapas: Como Entender e Construir. São Paulo: Editora Ática, v.2, p.1-40, 1993.

RAMOS, F. O meu bairro. Site consultado em 27/05/2010: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=81301

Site consultado em 27/05/2010: http://www.achetudoeregiao.com.br/DF/Guara/historia.htm

ANEXOS

Anexo I. Mapa do Distrito Federal situando onde fica a Região Administrativa GUARÁ

Anexo II. Mapa do Guará I situando onde fica a Escola Classe I do Guará
Postado por rabello às 06:49

Um comentário:

  1. Olá Aramildes e Maria José,

    Muito bem estruturado o plano de aula de vocês ;)

    Talvez fosse interessante incluir uma busca online (livre ou direcionada) além da pesquisa em jornais, revistas, etc.

    Fica a dica! Abs, Fred

    ResponderExcluir