sexta-feira, 29 de outubro de 2010

UCADF - Guará/Sobradinho Reconto






BOM DIA, TODAS AS CORES! - Ruth Rocha

Atividade: Reconto.
Série: 3º ano.
Objetivo:
  •  Acessar a internet
  • Utilizar a ferramenta kword
  • Usar o sistema de impressão


Desenvolvimento:

1º momento: 
selecionar é ler a historia previamente escolhida:Bom dia todas as cores;
2º momento :
  • utilizando o kword o aluno deverá realizar um reconto da história lida;
3º momento:
·         após o reconto imprimir e ilustrar corretamente o texto feito;
4º momento:
·         As atividades serão utilizadas para a confecção de um mural;


Está atividade foi elaborada pelas professoras Lúcia Leite, Débora Rodrigues, Wania Carla, da Escola Classe 10 de Sobradinho. DÊ SUA OPINIÃO E/OU SUGESTÃO.




OLÁ PESSOAL, ESTA É UMA ATIVIDADE DO TRIO: ANA MOITINHO, IVENICE E VALÉRIA HERINGER. ESPERAMOS QUE GOSTEM E COMENTEM!!!!




HISTÓRIA EM QUADRINHOS - "TURMA DA MÔNICA"
SÉRIE: 3º ANO
OBJETIVOS:
- Acessar a internet;
- Ler com a finalidade de lazer;
- Expor oralmente a opinião sobre a história em quadrinhos.
DESENVOLVIMENTO:
1- O aluno deverá acessar o site: http://www.monica.com.br/comics/natal/welcome.htm;
2- Ler a história "UM NATAL EMPACOTADO";
3- Compartilhar com os colegas a sua opinião sobre a historinha.


Aula: Sistema Solar

Alvo: 4º Ano

Objetivos:

Aprender a utilizar o netbook;
compreender os conceitos do sistema solar;
reconhecer os planetas e;
Entender os conceitos básicos de rotação e translação.


Os estudantes deverão visitar os links:

Para visualizar os movimentos da Terra:

http://educação.uol.com.br/geografia/ult1694u3jhtm

Para o reconhecimento dos planetas:

http://wikipedia.org/wiki/sistemasolar


Ao final da pesquisa os alunos testarão seus conhecimentos no jogo que explora as posições o os nomes de cada planeta:

http://www.cambito.com.br/jogos/games/solar.htm


Essa atividade foi realizada pela dupla da Escola Classe 10, Adriana e Geyciane.
REINO ANIMAL

CLASSIFICAÇÃO DOS ANIMAIS

ALVO: ALUNOS DE 4º ano

OBJETIVOS:
• APRENDER A UTILIZAR OS RECURSOS DO NETBOOK
• SELECIONAR E DISTINGUIR ANIMAISDE ACORDO COM SUAS CARACTEŔISCAS FÍSICAS
• PRODUZIR TEXTO EXPLICATIVO

DESENVOLVIMENTO:
• O PROFESSOR PREPARA A DISPOSIÇÃO DA SALA NO FORMATO DE ¨U¨, PARA FACILITAR A MEDIAÇÃO E LISTA NO QUADRO OS GRUPOS DOS ANIMAIS
• A ATIVIDADE SERÁ REALIZADA EM DUPLA
• OS ALUNOS DEVERÃO SEGUIR OS SEGUINTES PASSOS, ACESSANDO: METASYS, APLICATIVOS, ARTE E MÚSICA, TUX PAINT
• NO TUX PAINT CLICAR E CARIMBOS, SELECIONANDO OS ANIMAIS CONFORME A LISTAGEM DO PROFESSOR, OBSERVANDO AS CARACTERÍSTICAS DE CADA GRUPO.
• APÓS ESSA ANÁLISE, ACESSAR O SEGUINTE LINK: www.webciencia.com/14_menu.htm , SELECIONAR UM ANIMAL DE CADA GRUPO E LER SUAS CARACTERÍSTICAS.  ESCOLHER O ANIMAL QUE MAIS AGRADOU E NO KWORD ESCREVER SUAS CARACTERÍSTICAS .
• FAZER A LEITURA PARA A TURMA.

ESTÁ ATIVIDADE FOI ELABORADA PELAS PROFESSORAS DAGMEYDE, LUZIA, CRISTIANE, DA E.C. 10 DE SOBRADINHO E DASY, NILCÉIA, MARTA, CÍCERA E MARIA PORTILHO DA E.C. 01 DO GUARÁ. DÊ SUA OPINIÃO E/OU SUGESTÃO.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

PLANO DE AULA: Variação Linguística

Professoras: Aramildes de Sousa Silva
Maria José Rabello Vieira

Os alunos chegam à escola e já fazem uso da linguagem. Eles têm uma gramática natural, um sistema de regras pelo qual constroem seu discurso. É um saber intuitivo, o próprio saber lingüístico ou competência de cada falante.

Plano de Ensino.
Bloco de Conteúdo: Língua Portuguesa.
Conteúdo: Variação Lingüística.
Introdução: Esse projeto foi elaborado com objetivo de trabalhar a Língua Portuguesa envolvendo as disciplinas de Geografia e Artes, com produções de texto na linguagem coloquial dos alunos, produções artísticas através de elaboração de mapas, cujo tema é “A paisagem ao redor da Minha Escola”.
Objetivo: Ensinar os aspectos relevantes da variação lingüística.
Ano: 5º ano.
Tempo estimado: 5 aulas.
Material necessário: Textos escritos, revistas, jornais, livros, Internet, gravuras, fotos, cartolina, tintas, produção de texto, registro de observação, coleta de material, etc.
Desenvolvimento das atividades: Propor aos alunos selecionar, organizar e registrar informações provenientes de diferentes fontes (livros, jornais, revistas, etc.) pesquisadas em bibliotecas (da classe, públicas) ou advindas de depoimentos e pesquisas de campo, levando-os a observar a topologia do bairro, analisando e comparando as características com outras Regiões Administrativas..

1ª Aula:
- Orientar que cada aluno observe o trajeto entre a casa e a escola. Desperte a atenção para o nome das principais ruas e outros pontos de referência (prédios residenciais, comerciais, praças) e outros locais conhecidos. Orientá-los a anotar as observações, escrever um texto descritivo sobre o percurso que os mesmos fazem.
- Distribuir xerografado o poema “O meu bairro” (Ramos, F.) para que o aluno faça uma leitura e descreva oralmente o que leu.

.2ª Aula:
- Distribuir croquis de propaganda e questionar o que é um croqui? Quais são os elementos usados para fazê-lo? Como desenhá-los?
- Confecção de croquis do percurso de casa até a escola.

3ª aula.
- Apresentar o para o aluno o texto do site http://www.achetudoeregiao.com.br/DF/Guara/historia.htm e os mapas (Anexo I e II) sobre a Região Administrativa do Guará.
- Com a ajuda do professor e dos colegas analisem os recursos lingüísticos utilizados na resolução de problemas colocados pelas diversas situações de produção de textos.
- Compartilhar descobertas sobre regularidades que regem a língua sistematizando conhecimentos relativos as variações lingüísticas.
- Promover um debate sobre o texto em estudo.
Os alunos irão reescrever o texto para a língua utilizada no seu cotidiano (linguagem coloquial) (Anexo III).

4ª aula.
- O professor entregará aos alunos Xerox do mapa do Guará para que observem o trajeto de casa para a escola.
- Distribuir fotos aéreas e de satélite da rua da escola e do bairro, explicar que elas são a real localização vista no plano aéreo. Solicitar que a turma identifique o trajeto e os pontos citados nos desenhos.
- Em grupos, após observarem o mapa e fotos, os alunos farão uma produção de texto coletiva, compartilhando descobertas sobre o caminho apresentado.
- Os alunos irão passar as informações obtidas dos textos para outra linguagem, a do desenho.

5ª aula:
- Confecção de painel feito com as produções dos alunos.
- Montar uma exposição com os textos, fotos, croquis e mapas.
- Produção de cartões-postais para troca de correspondência com alunos de outras escolas.

Avaliação: A avaliação se dará coletivamente através da participação, desenvolvimento da produção de textos, da criatividade na confecção de mapas e croquis.
- Perguntar se os pontos de referência mencionados podem ser vistos na foto aérea e na de satélite.
- Comparar com os croquis confeccionados e as fotos, questionando as diferentes representações cartográficas.
- No estande da exposição, explanar oralmente para os visitantes o conteúdo estudado.


REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

SIMM, J.F.S. Ensino da Língua Portuguesa. São Paulo: Pearson Prentice Hall, p.49, 2009.

SIMIELLI, M.E. Primeiros Mapas: Como Entender e Construir. São Paulo: Editora Ática, v.2, p.1-40, 1993.

RAMOS, F. O meu bairro. Site consultado em 27/05/2010: http://www.luso-poemas.net/modules/news/article.php?storyid=81301

Site consultado em 27/05/2010: http://www.achetudoeregiao.com.br/DF/Guara/historia.htm

ANEXOS

Anexo I. Mapa do Distrito Federal situando onde fica a Região Administrativa GUARÁ

Anexo II. Mapa do Guará I situando onde fica a Escola Classe I do Guará
Postado por rabello às 06:49

Jogos Educativos Sobre Frações

Professoras: Helen Rodrigues Abreu Monteiro
Patrícia Guimarães Soares
Séries: 4º e 5º ano
Escola: Escola Classe 01 do Guará



FRAÇÃO
Objetivos:
* Identificar situações em que são utilizadas frações;
* Construir e utilizar o conceito de fração; parte do todo;
* Resolver situações-problema que envolvam o conceito de fração;
* Construir a ideia de frações maiores que um inteiro e representá-las;
* No site Aprender é sempre bom e legal, participar das atividades propostas no mesmo.

* Antes de começar o trabalho com frações, é interessante ressaltar a necessidade de se conhecer esse tipo de número. No livro Novo Bem-me Quer - capítulo 8 do 4º ano apresenta a história de como surgiram as frações.
versos materias concretos e atividades de fixação.

* Acessar: no site educativo Aprender é sempre bom e legal . Na página de Matemática jogos de frações.

Leitura, interpretação e pesquisa

Queridos colegas,
esta foi apenas uma sugestão de atividade elaborada pelas alunas Geycéa e Maria de Fátima,desenvolvida com os alunos do 4º ano a fim de utilizarmos essa nova ferramenta no laboratório de informática.

A velha contrabandista

Diz que era uma velhinha que sabia andar de lambreta. Todo dia ela passava pela fronteira montada na
lambreta, com um bruto saco atrás da lambreta. O pessoal da Alfândega – tudo malandro velho –
começou a desconfiar da velhinha.
Um dia, quando ela vinha na lambreta com o saco atrás, o fiscal da Alfândega mandou ela parar. A
velhinha parou e então o fiscal perguntou assim pra ela:
- Escuta aqui, vovozinha, a senhora passa por aqui todo dia, com esse saco aí atrás. Que diabo a
senhora leva nesse saco?
A velhinha sorriu com os odontólogo e respondeu:
- É areia!
Aí quem sorriu foi o fiscal. Achou que não era areia nenhuma e mandou a velhinha saltar da lambreta
para examinar o saco. A velhinha saltou, o fiscal esvaziou o saco e dentro só tinha areia. Muito
encabulado, ordenou à velhinha que fosse em frente. Ela montou na lambreta e foi embora, com o saco
de areia atrás.
Mas o fiscal ficou desconfiado ainda. Talvez a velhinha passasse um dia com areia e no outro com
muamba, dentro daquele maldito saco. No dia seguinte, quando ela passou na lambreta com o saco
atrás, o fiscal mandou parar outra vez. Perguntou o que é que ela levava no saco e ela respondeu que era
areia, uai! O fiscal examinou e era mesmo. Durante um mês seguido o fiscal interceptou a velhinha e,
todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
Diz que foi aí que o fiscal se chateou:
- Olha, vovozinha, eu sou fiscal de alfândega com 40 anos de serviço. Manjo essa coisa de contrabando
pra burro. Ninguém me tira da cabeça que a senhora é contrabandista.
- Mas no saco só tem areia! – insistiu a velhinha. E já ia tocar a lambreta, quando o fiscal propôs:
- Eu prometo à senhora que deixo a senhora passar. Não dou parte, não apreendo, não conto nada a
ninguém, mas a senhora vai me dizer: qual é o contrabando que a senhora está passando por aqui todos
os dias?
- O senhor promete que não “espaia“? – quis saber a velhinha.
- Juro – respondeu o fiscal.
- É lambreta
O texto A velha contrabandista, de Stanislaw Ponte Preta, pseudônimo
do escritor brasileiro Sérgio Porto (1923-1968).









Interpretação do texto
1) O que a velhinha carregava dentro do saco, para despistar o guarda?
____________________________________________________________________________________


___
2) O que o autor quis dizer com a expressão “tudo malandro velho”?
____________________________________________________________________________________
___
____________________________________________________________________________________
___
3) Leia novamente o 4º parágrafo do texto e responda:
Quando o narrador citou os dentes que “ela adquirira no odontólogo”, a que tipo de dentes ele se referia?
____________________________________________________________________________________
___
____________________________________________________________________________________
___
4) Explique com suas palavras qual foi o truque da velhinha para enganar o fiscal.
____________________________________________________________________________________
___
____________________________________________________________________________________
___
____________________________________________________________________________________
___
____________________________________________________________________________________
___
5) Quando a velhinha decidiu contar a verdade?
____________________________________________________________________________________
___
____________________________________________________________________________________
___
6) Qual é a grande surpresa da história?
____________________________________________________________________________________
___
____________________________________________________________________________________
___
7) Numere corretamente as frases abaixo, observando a ordem dos acontecimentos.
( ) O fiscal verificou que só havia areia dentro do saco.
( ) O pessoal da alfândega começou a desconfiar da velhinha.
( ) Diante da promessa do fiscal, ela lhe contou a verdade: era contrabando de lambretas.
( ) Todo dia, a velhinha passava pela fronteira montada numa lambreta, com um saco no bagageiro.
( ) Mas, desconfiado, o fiscal passou a revistar a velhinha todos os dias.
( ) Durante um mês, o fiscal interceptou a velhinha e, todas as vezes, o que ela levava no saco era areia.
( ) Então, ele prometeu que não contaria nada a ninguém, mas pediu à velhinha que lhe dissesse qual era
o contrabando que fazia

8) Trabalhando com o Google.
Procure o significado das palavras destacadas no texto, copie e cole abaixo.

terça-feira, 26 de outubro de 2010

Atividade 2 do Módulo2

Olá pessoal,

     Conforme solicitação do grupo de formação, nosso quarteto, composto por : Adriana Moura, Cleber Casimiro , Domerina Campelo e Eloilla Menezes , disponibiliza uma atividade para aplicação com o laptop. Resolvemos dar vida ao tema ministrado neste módulo: o e-mail.Segue-a:

Ação Proposta :

Descrição: Criação de e-mail (sugestão Gmail pelos recursos de interatividade que oferece, como Google docs) para comunicação entre os integrantes do grupo e com a professora regente para assuntos específicos, tais como a execução de tarefas ou ainda assuntos diversos.
Tempo previsto: 1 aula para criação, mas sua utilização poderá ser ao longo do ano letivo.
Atores envolvidos: professores regentes e alunos
Subproduto: Criação de um e-mail e correspondência entre os mesmos.
Nesta ação as habilidades envolvidas são:
·        Compreender o sentido nas mensagens orais e escritas de que é destinatário direto e indireto.
·        Ler, com autonomia, diferentes textos, sabendo identificar aqueles que respondem às suas necessidades imediatas e selecionar estratégias adequadas para abordá-los.
·        Produzir textos escritos, coesos e coerentes, dentro dos gêneros previstos para a série, ajustados a objetivos e leitores determinados.
·        Imprimir qualidade aos textos quanto ao conteúdo, à estética.
·        Desenvolver atitude crítica com relação à leitura e à produção de textos alheios ou próprios.
·        Identificar a funcionalidade da leitura de diversos no cotidiano.
Promover o intercâmbio de comunicações, no qual o aluno possa apresentar argumentos, defender pontos de vista ou ainda ler textos (mensagens) para revisar, para obter informação rápida, para se orientar, para usufruir de momentos de lazer são procedimentos pertinentes para o desenvolvimento das habilidades mencionadas.

      Estamos abertos a sugestões.
      Um grande abraço,
Adriana Moura

sábado, 23 de outubro de 2010

Os beneficios da tecnologia!


O mundo hoje em dia gira em torno da informação,e a tecnologia facilita bastante para o envio e recebimento destas informações , reduzindo assim as distâncias entre as pessoas. E trazendo também
muita diversão com  os vários aplicativos oferecidos. O projeto UCA traz um conhecimento necessário
para integração entre todos da escola, o que e muito bom.

                                                                                         Ana Spindola

domingo, 17 de outubro de 2010

UCADF - Guará/Sobradinho

Olá a todos,

este espaço é destinado à livre comunicação entre os integrantes da formação UCADF nas escolas do Guará e Sobradinho.

A senha e login são comuns para todos os membros. Todos podem fazer e editar postagens. Sendo assim, use-a com parcimônia.

*O login e senha foram enviados por e-mail. Caso faça parte da formação e não tenha recebido os mesmos, favor entrar em contato.

Att., Fred